Quem Somos

Palavra da Presidente

Eng. Maria de Fátima Ribeiro Có
Fática Có

Eng. Maria de Fátima Ribeiro Có, Presidente do CREA-DF

O Crea-DF quer cada vez mais ouvir os estudantes, dar o amparo necessário para que eles se tornem profissionais responsáveis e com ética, numa troca em que ambos os lados possam ganhar.

Os Conselhos profissionais são fundamentais para defender e disciplinar o exercício profissional representando, em juízo e fora dele, os interesses gerais e individuais de cada categoria aqui representada, visando assegurar a qualidade dos serviços prestados à sociedade. A integração com os estudantes vem com o objetivo de fortalecer cada vez mais o nosso sistema profissional, para que tenham acesso às informações qualificadas, desde o período de graduação, até iniciar o exercício profissional.

O CreaJr-DF - através da Decisão Plenária n°100/2020 - foi regulamentado como órgão permanente para promover uma interligação entre o Crea-DF e os estudantes das engenharias, da agronomia e das geociências. Queremos que os estudantes tenham acesso à uma bagagem importante de conhecimento sobre assuntos do Sistema Confea/Crea e Mútua e, ao mesmo tempo, se sintam acolhidos entre os profissionais mais experientes. Afinal, uma rede de contatos qualificada também pode fazer toda a diferença no início de uma carreira.

O Crea-DF quer cada vez mais ouvir os estudantes, dar o amparo necessário para que eles se tornem profissionais responsáveis e com ética, numa troca em que ambos os lados possam ganhar.

Nos últimos anos temos concedido descontos na anuidade para os profissionais recém-formados, a fim de apoiar o início das carreiras e para incentivar o registro dos jovens formandos. Tem direito ao desconto o egresso de curso das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea, desde que requerido até 180 dias após a data de conclusão do curso, conforme o art. 7º da Resolução nº 1.066, de 2015, do Confea. Cabe à Gerência de Atendimento e Registro - GAR realizar o cálculo e o desconto, considerando o valor integral da anuidade. O desconto será concedido quando do requerimento do registro profissional.

A busca pela valorização profissional tem sido uma bandeira do Crea-DF durante os últimos anos, pois acreditamos que a integração vem como base para uma gestão eficaz e colaborativa.

Palavra do Diretor

Eng. Mec. João Pimenta
João Pimenta

Eng. Mec. João Pimenta, Diretor de Relações Institucionais do CREA-DF e Conselheiro Titular CEEIST

A existência e atuação do CREA Junior presta um serviço de grande valor à sociedade.

Nossa caminhada como profissionais se inicia na academia, enquanto alunos buscando formação nos diferentes cursos, em busca de um título profissional. Nessa fase, o futuro profissional do Sistema Confea-Crea encontra-se envolvido num processo de formação, onde conteúdos teóricos e profissionalizantes ocupam toda a sua agenda acadêmica. Na maioria dos cursos de graduação, nenhuma abordagem às questões relacionadas ao exercício de sua futura profissão existe e, em geral, o contato com o sistema Confea-Crea só ocorre com a conclusão do curso, a obtenção do registro e o início da vida profissional. De fato, tal circunstância decorre de uma falha dos projetos pedagógicos dos cursos, que deixam de contemplar conteúdos relativos à ética e ao exercício profissional.

Neste sentido, a atuação do CREA Junior permite aos estudantes uma aproximação e envolvimento inicial não apenas do Sistema Confea-Crea mas também de uma experiência enriquecedora no contato com os experientes profissionais que dele fazem parte como conselheiros e especialistas. A existência e atuação do CREA Junior presta então um serviço de grande valor à sociedade na medida em que cria uma oportunidade para que os nossos futuros profissionais possam, ainda durante sua formação, refletir sobre as questões do exercício profissional e os desafios que terão pela frente em face de um mundo em constante evolução.

Palavras dos Coordenadores

Eng. Elet. Luiz Soares Correia
João Pimenta

Eng. Elet. Luiz Soares Correia, Professor de Engenharia, Coordenador da Câmara Especializada em Engenharia Elétrica - CEEE Coordenador da Comissão de Educação e Atribuições Profissionais

O Creajr é o porta voz do CREA aos estudantes, a engenharia precisa de cada um, revigora as forças de todos, é o primeiro lugar onde se conhece o valor do profissional.

CREAjr é a força sucessória do CREA, é o que dá o ponta pé inicial no conhecimento do Sistema CONFEA/CREA aos estudantes nas Instituições de Ensino, faz interface entre estudantes e o próprio Conselho de Engenharia e Agronomia, é o estimulante do estudante em continuar com seus estudos e ainda incentiva a todos que não vale a pena desistir da engenharia. O Creajr é o porta voz do CREA aos estudantes, a engenharia precisa de cada um, revigora as forças de todos, é o primeiro lugar onde se conhece o valor do profissional. A sua contribuição na difusão dos conhecimentos adquiridos nas academias de ensino, proporcionam um upgrade aos profissionais das tendências da ciência e da tecnologia. Sejam bem-vindos! Contem com o nosso apoio.

Eng. Agron. Bruno Oliveira
Bruno Oliveira

Eng. Agron. Bruno Oliveira, Coordenador e membro da Câmara Especializada de Agronomia - CEAGRO

O alimento seguro passa por uma produção acompanhada por profissional técnico habilitado.

A grande importância do CREA-JR para a Ceagro quando nota-se o quanto é comum os estudantes de Agronomia se quer saber qual seu conselho profissional, é necessário trabalhar a informação desde a graduação. O alimento seguro passa por uma produção acompanhada por profissional técnico habilitado, com certificação do correto uso e aplicação das tecnologias e insumos, e trazer a luz aos recém-formados de como se habilitar junto a seu conselho, essa é a tão nobre missão do CREA JR.

Eng. Civ. Carlos Eugênio de Faria Franco
Gutemberg Faria Rios

Eng. Civ. Carlos Eugênio de Faria Franco, Coordenador e membro da Câmara Especializada de Engenharia Civil, de Minas, Geologia e Agrimensura - CEECMGA

O engenheiro que nós somos nasce bem antes de entrarmos na faculdade. É a curiosidade de como fazer as coisas, como projetar, como construir.

O engenheiro que nós somos nasce bem antes de entrarmos na faculdade. É a curiosidade de como fazer as coisas, como projetar, como construir. Com o diploma na mão e nosso registro no CREA, nos tornamos engenheiros de fato e de direito. Mas, além de projetar e construir, temos todo um regramento da profissão que nos permite atuar de forma legal e dentro dos parâmetros estabelecidos com a sociedade. Participar do CREA como conselheiro é o caminho para darmos nossa contribuição à correta atuação da profissão, bem como retribuir à sociedade o que dela recebemos na nossa formação profissional.

Eng. Mec. Gutemberg Faria Rios
Gutemberg Faria Rios

Eng. Mec. Gutemberg Faria Rios, Coordenador e membro da Câmara Especializada de Engenharia Industrial e Segurança do Trabalho - CEEIST

A oportunidade de enxergar sistemicamente como sua profissão é fiscalizada ao mesmo tempo que se preparam para as posições de liderança.

O projeto CREAjr é agregador desde sua origem, de um lado os alunos de nível superior têm a oportunidade de enxergar sistemicamente como sua profissão é fiscalizada ao mesmo tempo que se preparam para as posições de liderança. De outro o Sistema CONFEA-CREA tem a oportunidade de acompanhar as alterações na formação dos novos profissionais, engajá-los em sua graduação, bem como manter nos estudantes a chama de mudança acesa.

Palavra do Secretário

Eng. Gilberto Campos
Gilberto Campos

Eng. Gilberto Campos, Secretário de Relações Institucionais do CREA-DF

O CreaJr-DF viabiliza o conhecimento sobre a autarquia reguladora da futura profissão, sua estrutura e organização e incentiva os futuros profissionais à prática do exercício profissional ético e responsável.

A Secretaria de Relações Institucionais do Crea-DF tem prestado suporte para a implantação CreaJr-DF, a fim de gerar mecanismos que resultem em transmissão de conhecimento aos estudantes das áreas correlatas a engenharia, agronomia e geociências, de modo a prepará-los para a atividade profissional com o apoio do Crea-DF e suas estruturas. Assumimos essa missão logo após o Conselho passar por uma reformulação da estrutura organizacional em janeiro de 2020, tendo como pressuposto criar mecanismos que respondam satisfatoriamente aos novos cenários e desafios apresentados à sociedade.

O CreaJr-DF viabiliza o conhecimento sobre a autarquia reguladora da futura profissão, sua estrutura e organização e incentiva os futuros profissionais à prática do exercício profissional ético e responsável.

Trabalhamos com o cuidado auxiliar a preparação do profissional formado para nossa sociedade, desde a faculdade até a graduação, para que esse estudante tenha uma base sólida e perceba a importância do profissional habilitado para proteção do patrimônio e da vida.

A Secretaria de Relações Institucionais vem trabalhando para disponibilizar cursos, palestras, workshops e outros.

O aprimoramento do aprendizado é uma forma de se preparar para as inovações tecnológicas e as transformações do mercado de trabalho. Sem dúvidas, a graduação é uma das etapas mais fundamentais dessa preparação, pois é nela que se confere o título e as atribuições profissionais.

Contamos com a participação dos estudantes e a ajuda dos professores, coordenadores, conselheiros e profissionais para juntos no CreaJr-DF construirmos uma ponte segura entre o mundo acadêmico e o exercício profissional.