Estas normas regulam as condições de apresentação de trabalhos no Encontro Distrital do CREA-JR/DF e do Senge Jovem/DF – ENDICS 2022, que é um evento com o objetivo de divulgar os trabalhos técnicos e científicos desenvolvidos nas áreas da Engenharia, da Agronomia e demais modalidades abrangidas pelo Sistema Confea/Crea do Distrito Federal.
A estrutura do ENDICS 2022 é constituída por uma comissão organizadora composta por membros da Comissão de Educação e Atribuição Profissional – CEAP do CREA-DF, assessores do CREA-DF, membros do SENGE-DF e instuições de ensino do Distrito Federal.
As atividades do ENDICS 2022 serão desenvolvidas por meio de palestras, mesas redondas com debates e apresentação de trabalhos técnico-científicos em formato de banners, que abordam temas relacionados às áreas da engenharia e da agronomia. O objetivo do ENDICS 2022 é a captação de trabalhos técnicos científicos e posterior publicação pelo CREA-DF na Plataforma CREA-Jr/DF e nos anais do evento, que serão distribuídos às entidades de classe e instituições de ensino.
ATIVIDADES | DATA |
Início das inscrições para o ENDICS 2022 | 19/10/2022 |
Início do envio de trabalhos para o ENDICS 2022 | 19/10/2022 |
Último dia para recepção dos trabalhos para o ENDICS 2022 | 03/11/2022 |
Retorno dos trabalhos enviados aos autores, se APROVADO ou REJEITADO | Até 04/11/2022 |
Prazo para entrega do banner impresso pelo aluno ao CREA-DF | Até o dia 07/11/2022 |
Realização do ENDICS 2022 | 10/11/2022 |
Os trabalhos deverão ser submetidos através do endereço: creajrdf.creadf.org.br/endics, por um dos autores do trabalho.
Os trabalhos submetidos deverão abordar as seguintes modalidades abrangidas pelo Sistema Confea/Crea, a saber: Agrimensura, Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica/Metalurgia, Engenharia Química, Engenharia de Segurança do Trabalho e Geologia/Minas, conforme detalhado na Resolução nº 473, de 2002. Poderão ser inscritos, também, trabalhos técnicos que versem sobre Experiência Profissional, Gestão, Educação, Acessibilidade e Sustentabilidade, considerados em um só grupo (Experiência Profissional) para fins de seleção para apresentação no formato de banner no ENDICS 2022 e publicação pelo CREA-DF na Plataforma CREA-Jr/DF e nos anais do evento, que serão distribuídos às entidades de classe e instituições de ensino.
O trabalho a ser apresentado deverá conter todos os seus autores identificados com título, instituição a que pertence, localização da instituição/UF e e-mail para contato, conforme modelo editável disponível na homepage do CREA-DF e do CREA-Jr/DF.
Cada trabalho poderá ter, no máximo, cinco autores.
Os trabalhos serão submetidos ao ENDICS 2022 até a data definida na chamada pública para o fim da submissão dos trabalhos. Poderão ser submetidos, no máximo, 3 (três) trabalhos técnicos e/ou científicos pelo primeiro autor. Os trabalhos escritos deverão ser redigidos em português com no máximo 5 (cinco) páginas.
Os trabalhos deverão ser submetidos no formato .doc, sem bloqueio e editável, identificados com o título em letras maiúsculas, contendo, no máximo, 15 palavras, incluindo monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.
A submissão dos trabalhos para seleção e apresentação no ENDICS 2022, com publicação pelo CREA-DF na Plataforma CREA-Jr/DF e nos anais do evento, implica na aceitação irrevogável das presentes normas por parte dos seus autores. O CREA-DF não se responsabiliza por indicação indevida de co-autor.
O tamanho do banner será: 90 cm de largura por 120 cm de altura, e deverá ser impresso pelos autores e entregue no CREA-DF até o dia 07 de novembro de 2022.
Somente serão aceitos para seleção os trabalhos distritais que obedeçam integralmente às presentes normas. Os trabalhos submetidos devem incluir, obrigatoriamente, resultados já alcançados. Não serão aceitos trabalhos ainda em desenvolvimento e/ou com resultados ainda por serem obtidos.
Os trabalhos submetidos serão avaliados, para aceitação, por comissão científica, composta por professores e/ou profissionais indicados pela Comissão Organizadora do ENDICS 2022 e que observará a originalidade da abordagem e o atendimento às regras de redação e de formatação do texto, constantes desta norma.
As regras de redação e formatação do texto devem ser seguidas de modo estrito, especialmente quanto às notações científicas e às normas técnicas pertinentes. Havendo falhas insanáveis na observância das normas de redação e de formatação, o trabalho não será aceito para avaliação.
A originalidade da abordagem será constatada através de pesquisa bibliográfica adequada com o auxílio de software específico para testar documentos sob o crivo de existência de cópias indevidas de outros documentos publicados. Admite-se o limite de 3% para a indicação, por meio de software de pesquisa bibliográfica específico, de possível existência de cópias indevidas de documentos publicados no trabalho submetido para avaliação do ENDICS 2022.
Para efeito da originalidade da abordagem, considera-se que um documento possui cópias indevidas quando o mesmo adapta ou transcreve trechos de outros documentos publicados sem apresentar conformidade com a norma de citações de referências bibliográficas. Havendo cópias de trechos de outros documentos publicados sem a devida citação de referências bibliográficas, o trabalho não será aceito para avaliação e seleção para apresentação no ENDICS 2022 e publicação pelo CREA-DF na Plataforma CREA-Jr/DF e nos anais do evento.
Use o software livre Copyspider para verificar a originalidade da abordagem do trabalho. Admite-se o limite de 3% de possível existência de cópias indevidas ou sem citação de referências bibliográficas. Não serão aceitos trabalhos que excederem esse limite.
O parecer NÃO ACEITO será devidamente justificado e comunicado ao primeiro autor, via mensagem eletrônica, não cabendo quaisquer recursos da parte dos autores do trabalho contra a decisão expedida.
Os trabalhos aceitos serão selecionados por comissão científica, composta por professores e/ou profissionais indicados pela Comissão Organizadora do ENDICS 2022 e serão apresentados por meio de banners, custeado pelos autores, de acordo com o modelo disponibilizado.
Os pareceres dos avaliadores das comissões científicas serão de APROVADO ou REJEITADO.
Os avaliadores observarão, dentre outros critérios: A adequação do objeto do trabalho à temática da modalidade. A clareza da exposição do tema. A contextualização da situação‐problema. A coerência entre os objetivos. A justificativa e a relevância social do estudo. A robustez científica das hipóteses apresentadas. A coerência e a adequação da metodologia adotada com o que foi pretendido no estudo e se está devidamente detalhada para ser reproduzida. Se os resultados estão, adequadamente, descritos e de acordo com o que foi coletado e informado na metodologia. Se o uso de gráficos e tabelas facilita a exposição do tema. Se há redundância de informações sobre os resultados do estudo. Se a discussão está coerente e atual, dialogando com os objetivos propostos e os resultados obtidos.
As alterações no título dos trabalhos somente serão realizadas se determinadas pela comissão científica do ENDICS 2022. Não serão aceitos pedidos de alteração de títulos e de autores.
O parecer REJEITADO será devidamente justificado e comunicado ao autor, via mensagem eletrônica, não cabendo quaisquer recursos contra a decisão.
Todos os trabalhos aprovados serão apresentados no ENDICS 2022 por meio de banners, no tamanho 90 cm de largura por 120 cm de altura, conforme modelo disponibilizado pelo CREA-DF.
Um dos autores do trabalho aprovado para apresentação deverá encaminhar o arquivo contendo a arte do banner no formato PDF, conforme o modelo adotado pela organização do evento disponível no site do CREA-DF e na Plataforma CREA-JR/DF em até 5 (cinco) dias corridos, contados a partir do dia posterior ao da notificação. É vedada a exclusão das logomarcas dos apoiadores do evento no modelo de banner do
ENDICS 2022.
O arquivo do trabalho a ser enviado para o ENDICS 2022 deverá ser nomeado com o título do trabalho em letras maiúsculas. Não são permitidas alterações posteriores.
A publicação dos trabalhos nos anais do ENDICS 2022 pelo CREA-DF na Plataforma CREA-Jr/DF e nos anais do evento considera, unicamente, trabalhos inéditos ou aqueles considerados relevantes pelos coordenadores de cursos das instituições de ensino.
A responsabilidade pelos conteúdos dos trabalhos publicados é exclusivamente do(s) autor(es).
A submissão do trabalho para avaliação e seleção no ENDICS 2022 implica, solidariamente, a permissão para o uso de imagem, a permissão para a publicação nos anais do ENDICS 2022 e, com autorização, nas revistas técnicas do Confea, dos Creas, da Mútua e das entidades de classe vinculadas ao Sistema Confea/Crea e a permissão para que o Confea, os Creas, a Mútua e as entidades de classe vinculadas ao Sistema Confea/Crea redistribuam o trabalho e seus metadados aos serviços de indexação e de referência na Internet que os editores das respectivas revistas técnicas julguem apropriados.
Formatação de texto
O texto deverá estar no formato Word for Windows, com no máximo 5 páginas, escrito com letra Times New Roman, tamanho 11 pt. O texto deverá ter espaçamento simples entre linhas, justificado e parágrafo de 1,25 cm.
Deverão ser obedecidas as seguintes margens, obrigatoriamente de folha de tamanho A4: superior, inferior, lateral esquerda e direita igual a 2,5 cm.
O título deverá ser escrito com todas as letras maiúsculas, centralizado, tamanho 12 pt, em negrito.
Os autores deverão ser identificados em letras maiúsculas, formato Times New Roman,tamanho 10 pt. Além do nome completo, deverá ser informado profissão, instituição, cidade, estado, endereço e e-mail para correspondência, também no formato Times New Roman e tamanho 10 pt.
Os textos dos trabalhos científicos deverão conter título com, no máximo, 15 palavras; resumo com, no máximo, 15 linhas; palavras-chave com, no mínimo, 3 palavras e, no máximo, 5 palavras, não devendo as mesmas estarem contidas no título; título em inglês; abstract; keywords; introdução, material e métodos, resultados e discussão, conclusão e referências.
Os textos dos trabalhos e relatos técnicos poderão, também, seguir a seguinte formatação: Contexto ou Introdução, Produto/serviço ou Desenvolvimento, Conclusões e Referências (opcional).
A introdução, material e métodos, resultados, discussão e conclusão podem ser escritos em forma de relato técnico separada ou conjuntamente. Os agradecimentos são opcionais. As seções deverão ser com formatação em maiúsculo e negrito no tamanho 11 pt.
Os títulos das tabelas e figuras deverão ser escritos acima das mesmas, formato Times New Roman, tamanho de letra 11 pt. i) As referências bibliográficas devem estar de acordo com os exemplos abaixo.
Citações no texto
Quando a citação possuir apenas um autor: Zonta (2010) ou (Zonta, 2010).
Quando a citação possuir dois autores: Mielniczuk & Tornquist (2010) ou (Mielniczuk & Tornquist, 2010).
Quando a citação possuir mais de dois autores: Pezzopane et al. (2010) ou (Pezzopane et al., 2010).
Quando a autoria do trabalho for uma instituição/empresa, a citação deverá ser de sua sigla, em letras maiúsculas. Exemplos: EMBRAPA (2010) ou (EMBRAPA, 2010).
Lista da literatura citada
As bibliografias citadas no texto deverão ser dispostas na lista em ordem alfabética, pelo último sobrenome do primeiro autor, em ordem cronológica crescente e conter os nomes de todos os autores. A seguir, são apresentados exemplos de formatação:
Capítulo de livros Antuniassi, U. R.; Baio, F. H. R. Tecnologia de aplicação de defensivos. In: Vargas, L.; Roman, E. S. Manual de manejo e controle de plantas daninhas. Passo Fundo: EMBRAPA Trigo, 2009. Cap.5, p.173-212.
Revistas Silva, V. G. de F.; Andrade, A. P. de; Fernandes, P. D.; Silva, I. de F. da; Azevedo, C. A. V.; Araujo, J. S. Productive characteristics and water use efficiency in cotton plants under different irrigation strategies. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.14, n.2, p.451-457, 2010.
Dissertações e teses Francisco, P. R. M. Classificação e mapeamento das terras para mecanização do Estado da Paraíba utilizando sistemas de informações geográficas. Areia: UFPB, 2010. 122f. Dissertação (Mestrado 6 em Manejo de Solo e Água).
Trabalhos apresentados em congressos (Anais, Resumos, Proceedings, Disquetes, CD ROMs) Centeno, C. R. M.; Azevedo, C. A. V.; Santos, D. B. dos; Lira, V. M. de; Lima, V. L. A. de. Coeficiente de cultivo da mamona BRS energia irrigada com diferentes níveis de água salina. In: Congresso Latino-Americano e do Caribe de Engenharia Agrícola, 9, e Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 39, 2010, Vitória. Anais… Jaboticabal: SBEA, 2010. CD ROM.
No caso de CD ROM, o título da publicação continuará sendo Anais, Resumos ou Proceedings, mas o número de páginas será substituído pelas palavras CD ROM. Para as revistas disponibilizadas na internet, não colocar nenhuma informação de endereço da página, conforme oitem c.
Citações de internet: IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2009. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 12 de março de 2011.
Serão emitidos os seguintes tipos de certificados de participação no ENDICS 2022:
Certificado de participação no ENDICS 2022.
Emitido via on line para todos os participantes presentes no ENDICS 2022 que tenham se inscrito no evento.
Certificado de apresentação de trabalho no ENDICS 2022.
Emitido via on line.
Certificado de palestrante no ENDICS 2022.
Emitido em via impressa que será entregue para o palestrante ao final da sessão de palestra/mesa redonda, indicando o tema da palestra/mesa redonda proferida.
Certificado de mediador no ENDICS 2022.
Emitido em via impressa que será entregue para o mediador ao final da atividade do ENDICS 2022, indicando o tema da atividade.
Certificado de Menção Honrosa para a instituição à qual estejam vinculados os autores de trabalho apresentados em banners no ENDICS 2022.
Emitido via impressa para o coordenador de curso da instituição de ensino o qual estejam vinculados os autores de trabalho apresentados no ENDICS 2022.
Os certificados emitidos via on line estarão disponíveis para os interessados a partir de 45 dias corridos, a contar da data de encerramento do ENDICS 2022. Os certificados emitidos via on line ficarão à disposição do agraciado na Plataforma CREA-JR/DF, durante 6 meses, a contar do início do 2º mês posterior ao da realização do ENDICS 2022.
A submissão de trabalhos para o ENDICS 2022 será feita, exclusivamente, pelo e-mail endics@creadf.org.br, até o prazo estipulado na chamada pública, divulgado no site do CREA-DF, SENGE-DF, na Plataforma CREA-JR/DF, redes sociais do Crea-DF e SENGE-DF. Não será permitido o envio de trabalho fora do prazo estipulado na chamada pública.
O Crea-DF e o Senge-DF não se responsabilizam por problemas operacionais do sistema de submissão de trabalhos do ENDICS 2022, em decorrência do tráfego de transferência de arquivos pela Internet. Recomenda-se aos interessados procederem o envio dos arquivos dos trabalhos com antecedência mínima de 10 (dez) dias do prazo de encerramento da inscrição.
As dúvidas surgidas quanto à aplicação dessas normas deverão ser encaminhadas para o endereço eletrônico (e-mail) endics@creadf.org.br.